quinta-feira, 2 de outubro de 2008

ESCREVER

Escavo, escravo, escrevo.
Tudo e todos exigem que de quanto escrevo tenha que nascer um projecto, um louvor, um hossana, uma dentada num corpo qualquer.
Nunca farei nada a mando, faço o que a minha natureza pede.
E vou até onde o sono me apetece.
Não tenho que destinar nada para ninguém.
A escrita não é ouro de lei, nem encomenda que se tece.
A escrita não tem venda.
Escrevo porque me apetece.
Escrevo porque a escrita acontece.
Quando o fogo, o luar, um desaforo entram na razão e me abanam as cordas do coração.
Então,escrevo como quem explode
E não cuido dos estilhaços das palavras
Muito menos dos campos que se lavram à custa do aparo do meu arado
que teima em correr sem rumo e sem reservas, seguindo o luar
à procura dum norte sem tino.
Sou como a erva do prado verde.
O orvalho matinal aquenta-me as loucuras do colorido outonal.
Escrevo como se toda a gente andasse na rópia das minhas festas
Escrevo por prazer depois de ter uma mensagem qualquer,o leite de uma mulher amada, uma aventura falhada…
Escrevo para me defender como escrevo para ofender.
Escrevo em qualquer sítio, rijo ou mole, no panal de espanto
ou no mural escondido onde não se veja.

Mas o que eu gosto mesmo de escrever é uma grossa asneira na porta da igreja.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há algumas repetições de palavras em vizinhança que não resultam em nenhum efeito - nem em sonoridades nem em acréscimo de sentido(s). As imagens agregadas destoam...Mas há muita vida no poema... (A seguir com a atenção que a 'obra' já publicitada suscita...)