quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CAIM E SARAMAGO

Caríssimos,

Não me espanta a reacção daqueles que têm a religião cristã como única verdadeira. Quero, todavia, lembrar-vos que a verdade ,toda a verdade, é dogmática e exclusiva… Mas ainda mais perigosa que a intangível verdade é a sacralização, ou divinização, duma qualquer crença…
Tenho muito pudor, tenho até medo, em falar das crenças…
É que eu sou ateu puro e definitivo desde há muitos anos. Ateu e absolutamente tolerante…
Não quero vir em defesa do Saramago porque não lhe gosto do estilo e muito menos lhe aprecio os oportunismos… Porém, neste caso, no CAIM, são vocês que provocam um estrépito que o ajuda a vender mais e mais livros…
Conhecem vocês a BIblia? Eu conheço muito bem o PENTATEUCO… e garanto-vos, que é para mim, o melhor livro de anedotas…
Dos Génises, onde logo -logo vamos encontrar o Noé bêbado e um dilúvio menor do que as cheias do Ribatejo… Depois, por aí encontrarmos um Abraão, que, porque a mulher legítima não lhe dava filhos, Deus lhe permitiu que fizesse um filho na escrava AGAR ( donde provêm os agarenos…de “ os Lusíadas..) Esse filho foi Ismael que caminhou para “áfricas” dando origem os núbios… Mas deus não conseguiu prever que SARA, a legítima mulher de Abraão, concebesse aos 100 (CEM) anos um filho varão.. Foi Isaac. E ISAAC deu continuidade ao povo de deus……. Isaac teve dois filhos ESAÚ e JACÓ. E foi por golpes palacianos e um prato de lentilhas, que Jacó caçou o trono de Israel , de Abraão, de Isaac…. não fosse entregue ao primogénito ESAÚ ma antes a Jacó, onde as vossas crenças, como as da samaritana, vão beber…
E não digo mais nada…. Façam como faço. Toca a ler a Bíblia e riam-se.
A propósito, Sabem quando Galileu foi condenado a desdizer toda a teoria heolicêntrica a favor da virtuosa teoria geocêntrica? Isto perante uma fila de sábios cardeais que o mandariam para a fogueira por ignomínia? Em 1642…..
E sabem agora quando a Igreja Católica arquivou o processo contra Galileu? Em 1998, com o Papa João Paulo II….. Nâo é de Rir?

É claro que as suras do Alcorão são igualmente belas…Leiam só a sura das mulheres… e rebolem-se de riso…

Ser racionalista é perigoso, tem custos elevados, e ata e desata consciências. Mas eu sou assim. Sempre a epistemologia a guiar o pensamento…. E é por isso que não gosto de me pronunciar sobre as irracionais…questões de fé….
ABREIJOS ( são beijos e abraços…)
Zé Candido

Sem comentários: