sábado, 24 de outubro de 2009

PARA UMA AMIGA COM MEDO DE CAIM

Para uma amiga com medo de CAIM


Como, certamente viste, e com a atenção que sabes pôr naquilo em que acreditas, O Padre Carreira das Neves não se mostrou ofendido com o que o Saramago escreveu.
Esqueceu e escrutinou com muita astúcia ( a astúcia de quem sabe…) as referência ao Cântico dos Cânticos.
E sobre o cântico dos Cânticos, repara só nesta
passagem do capítulo 5:
”Venha o meu amado para o seu jardim /
e coma o fruto das suas macieiras./
Eu vim para o meu jardim, irmã minha esposa/
colhi a minha mirra com os meus perfumes;/
comi o favo com o meu mel;/
bebi o meu vinho como meu leite./
Comei amigos e bebei,/
e embriagai-vos ,caríssimos..”
podes tirar daqui as mais variadas leituras. É um texto bíblico carregado de poesia, mas que tem subjacente os prazeres, todos os prazeres, e toda a legitimidade para gozar os prazeres…
E no Eclesiastes, todo o seu capítulo 6 está subordinado ao tema que encabeça o capítulo: INFELICIDADE DO QUE MORRE SEM TER GOZADO OS SEUS BENS…
Como vês, cara amiga, a Bíblia é um manancial de divertidas paródias e de incongruentes testemunhos..
A sua leitura terá que ser feita à luz duma lei primeira que se traduz na “Conservação da Espécie Humana”…A bíblia é uma oratura e não uma escritura. A escrita estava muito longe de ser inventada e era a tradição oral que sustentava a história…
Acredita. Pensa bem para que possas acreditar Ou então vai aos textos e faz sobre eles a reflexão….( se o termo te cheira a racionalismo, faz uma meditação…) e vais ficar surpreendida com os tortuosos caminhos de deus…
Um beijo
Zé Candido

1 comentário:

maria disse...

dar opiniões... falar sobre a vida dos outros é fácil... e da nossa?..no caso da sua? ...não terá nada que lhe meta medo? ....que o persuiga?...algo que tenha feito muito mal...
Tenha coragem ainda vai a tempo, sabe bem do que falo.