domingo, 6 de julho de 2008

O AVIÃO A PIQUE

O preço do crude vai continuar a aumentar enquanto alternativas válidas não tiverem capacidade para destronar o petróleo. Verdade é que para além dos combustíveis sobram ainda muitas áreas no setor químico a viver do fedorento óleo que certos pontos da terra, onde os abexins são donos ao colo dos americas, jorram com misteriosa abundância. São abexins mas de conluio com esta soberba e "inteligente" administração americana do B fizeram desencadear uma subida de preços que põe às aranhas governantes, que são sempre os "bem governados", dos países consumidores. Claro que nesta classe de consumidor só está o Zé Pagode. Os outros têm carros e combustíveis pagos pelas “entidades governamentais ou empresariais”.
Saltou-me logo à lembrança aquele anexim do meu avô que numa bela metáfora traduzia tudo isto assim: "quando o mar bate na rocha quem se f….. é o mexilhão!" É isso mesmo. O alteroso preço do crude bate-nos na racha com extrema violência. E somos nós, o mexilhão… E enquanto mexilhão somos nós quem se fornica...
Há dias, um daqueles sábios, que por acaso nem mora na nossa enciclopédica capital, explicava, com lógica meridiana, que neste contexto de preços de crude o transporte de avião vai cair a pique… É que enquanto é possível encontrar alternativas eléctricas para os mais rápidos meios de transporte ferroviário, para o avião não há protótipos eléctricos…
Não foi preciso matutar muito para me rir, mais uma vez, do grande projecto de Alcochete e da sua indispensabilidade para a independência nacional (devem ser algumas empresas que distribuíram abadas de maçarocas a ministros …a contar com o ovo no cu da galinha!).
Olhei este país, que já corri e percorri de lés a lés, por abafados estios e em dias bravos de sincelo, e mais uma vez dei conta que o nosso aproveitamento hídrico é ainda um brinquedo, como folclórico é o panorama eólico para colher energia eléctrica…
Mas… (esta não lembra ao diabo!) os melros pressurosos nos projecto do mega aeroporto e nas redes moderníssimas de auto estradas….ainda não deram conta que muitas e muitas locomotivas são movidas a…gasóleo!
A trampa também podia servir para condecorar certos governantes, senhor Presidente da República!

Sem comentários: