quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

VENHA EMPREGO OU HAJA TACHO


Num jornal vem um pedido de emprego que diz assim:
“Licenciado, mestre e dourorando em História e História de Arte, com artigos e livros publicados, procura emprego compatível com habilitações. Se ajudar, está disposto (embora contrariado) a filiar-se no Partido Socialista ou outro. Aceita mudar de nacionalidade”
O mal não está no desgraçado que só sabe de história. O mal é que os governos abdicaram e perderam o poder regulador. É roda livre…
Criaram-se Universidades a esmo: A maior parte para fazer cursos de fotocópia. Outras fazem engenharias de pacotilha…
E para os jovens, como para os pais, o que parece importante é entrar: nem que seja num beco sem saída. Depois as praxes são o encanto do ensino superior…
O meu patrício Eça de Queirós, aqui, nesta Viana concebido em pecado, num vão de escada, escrevia em 1867 num Jornal Alentejano. “ Ordinariamente todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém são nulos a resolver crises”. “ É política de acaso, política de compadrio, política de expedientes. O país é governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulações e corrupção, por privilégios e influências de camarilha…”
Em minha opinião Eça não tem razão: e não tem razão porque hoje os ministros não escrevem bem, nem discursam com cortesia e pura dicção.
Mas Guerra Junqueiro, que por aqui morou como anónimo servente do Governo Civil nos idos de 90 do sc. XIX, também nos definia muito bem:” uma burguesia cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que descambam na vida pública em pantomineiros, capazes de toda a infâmia, da mentira, da falsificação.
Donde provem que na política portuguesa se sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos….
O poder legislativo é o esfregão de cozinha do executivo…
A justiça anda ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas…
Dois partidos, sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero e não se fundindo por não caberem todos, duma vez, na mesma sala de jantar….”
Os textos reproduzidos agravam ainda mais o cenário, tal como se continua a agravar o desemprego…
Razão talvez tenha o governo brasileiro, que lançou um curso de formação para trabalhadores do sexo… e muito bem estruturado. Como se pode ver na net.( http://www.mtecbo.gov.br/busca/competencias.asp?codigo=5198 )
O que não espanta nada…
Então neste arremedo de país, muito europeu, não se dá equivalência ao 9º ano a quem faça, pelo IEFP, um curso… de futebol?????!!!!!!!!!

Sem comentários: